Bem vindos!

Sejam bem vindos neste blog, onde serão postados assuntos de interesses diversos...

sábado, 27 de setembro de 2014

Cores em tudo que vemos!

CORES em tudo que vemos.

A influência das cores no humor, nos sentimentos, no comportamento e até mesmo nas escolhas

A “psicologia da cor”, é uma área de estudos que vem trazendo importantes observações.
Segundo o Historiador Caio Basto , professor do  Col. Bandeirantes - SP:
Cores quentes - inclui-se o amarelo, o laranja e o vermelho relacionadas a emoções como calor e conforto, e a sentimentos de hostilidade e fúria.
Cores frias – são as do lado oposto, o azul, o roxo e o verde, que evocam calma, mas também tristeza ou indiferença. ­­­­­­­­­­­­­­­­­

A voz da Ciência:
   Apesar das controvérsias, algumas pesquisas realizadas por pesquisadores norte-americanos (Andrew J. Elliot - EUA e Markus A.  Maier -Alemanha) dão pistas interessantes:
   As pessoas reagem de forma rápida à cor vermelha, por ela estar  sempre relacionada a situações de perigo ou urgência.
     A reação de alunos ao receberem provas com diversas marcações em vermelho, causa um efeito devastador sobre o ânimo dos jovens - um indicativo de que a cor também se relaciona ao erro e ao fracasso.
    Foram ministradas pílulas de efeito placebo para adultos de 30 a 50 anos, em cores quentes e frias. Os pacientes relataram que as primeiras tiveram efeitos positivos, enquanto as outras pareceram não funcionar.
    Em algumas cidades da região de Boston, a troca das luzes amarelas das ruas por azuis, foi relacionada à redução da criminalidade graças aos poderes calmantes da cor sobre os indivíduos.

  Na hora das compras:
    Tudo isso pode parecer fantasioso, mas também no design e na publicidade esse impacto cromático é bastante utilizado. Um estudo brasileiro observou que os entrevistados consideram o visual do produto importante ou muito importante, sendo a cor da embalagem fundamental na compra, por ser o elemento visual que mais atrai a atenção. Consumidores passam com pressa pelas gôndolas dos supermercados  e muitas vezes identificam o produto apenas por esse atributo.
    Algumas marcas internacionais são fortemente associadas a cores, por exemplo, o vermelho da Coca-Cola  e o amarelo-ouro da Kodak.

Saúde e Decoração:
    A cromoterapia estuda o uso das cores para tratamentos de saúde ou para harmonizar ambientes.
Saúde - Apesar de não ser reconhecida pela ciência, vários estudos mostram que o bem-estar trazido pela prática é efetivo. O tratamento se dá pela combinação do uso de cores com os chakras, os pontos de energia do corpo de acordo com a filosofia hindu. Cada cor atua junto a um deles, causando diferentes sensações. Por exemplo, o azul é usado para tratar a dor e acalmar.
Decoração - As cores utilizadas em ambientes, causam efeitos, tais como:
A cor branca além de estar relacionada à paz, também traz um sentimento de calma.
A cor vermelha gera uma certa irritação e ansiedade...

Curiosidade

Mark Zuckerberg é um dos fundadores da maior rede social da atualidade. Sendo daltônico escolheu o azul para ser a cor-símbolo do Facebook  por ser a única que enxerga com perfeição! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário